Lean Startup na Agile Brazil 2011

No final de junho tivemos a Agile Brazil 2011, que é uma conferência nacional organizada por representantes das principais comunidades ágeis brasileiras. Este evento teve como objetivo promover a comunicação e a colaboração entre seus integrantes visando à disseminação coordenada da cultura Ágil por todo o país.

Nesta conferencia estivemos presentes, e foi talvez o marco onde Lean Startup deixou de ser um conceito conhecido por poucos e passou a ser conhecido pela comunidade mais ampla de Agile no Brasil.

Como sempre, gosto de fazer perguntas nas palestras dos outros e perguntei para o Joshua quais eram as implicações de Lean Startup para quem é Agil ou para a nossa industria, e ele respondeu muito animado que consideraba Lean Startup um movimento muito maior e muito mais profundo que Agile, ele metaforicamente falando comparou a primeira com uma onda e a ultima com um tsunami.

Neste video, disponibilizado pelo Luiz Parcianello, o Joshua Kerievsky da Industrial Logic, fala sobre "Priorizando a Felicidade" na sua jornada adotando conceitos e praticas de Lean Startup para o seu negocio de eLearning.



Também estão disponíveis os slides de esta apresentação que junto com o Henrique Bastos ajudamos a traduzir para o português. Eu não entendi porque todo mundo riu quando viu o meu nome nos agradecimentos pela tradução.... tiveram que me explicar que eu não era realmente uma referencia no bom uso do português, talvez do portunhol.


Outra apresentação sobre o assunto de Lean Startup esteve a cargo pelo Alexandre Gomes e o Matheus Haddad que juntos fizeram um show sobre este assunto.




Outra apresentação interesante foi a do Henrique Imberti Jr. da Yahoo onde falou sobre Lean Startup sendo usado no projeto Meme e como se manter uma Startup dentro de uma grande empresa.

Finalmente tivemos um Open Space sobre Lean Startup organizado por mim (Juan Bernabó) que foi super concorrido e participaram amigos como Henrique Bastos, Renato Willi, Alexandre Gomes, Sylvestre Mergulhão, Manuel Pimentel, Rodrigo Toledo, Joshua Kerievsky, Flavio Ianagui Diniz entre muitos outros que não vou conseguir nomear aqui.

1 comentários:

Matheus 26 de julho de 2011 14:24  

Muito bom o resumo, Juan. Acredito que muito mais do que um movimento, Lean Startup vai trazer para as pessoas a maneira certa de pensar sobre empreendimentos inovadores. Espero que Lean Startup faça para os negócios o que os métodos ágeis fizeram para o desenvolvimento de software.

About us

Teamware é uma empresa nascida da visão que a industria de TI esta precisando ser reformada.
Que a Gestão 1.0 (da era industrial) esta sendo o maior gargalo para a mudança de paradigma necessária para elevar a eficacia em projetos de software.
Estamos trabalhando a vários anos para transformar organizações e implantar um novo modelo de gestão, a Gestão 2.0 (da era do conhecimento) e crescendo a nossa influencia na industria de TI. Para isso usamos abordagens ágeis, scrum, xp, toc, lean para realizar a visão e aumentar o valor que TI agrega para os profissionais, organizações e a sociedade como um todo.

Últimas Fotos